Instituto Pensar - Pantanal: Fogo atinge parque com maior concentração de onças-pintadas no mundo

Pantanal: Fogo atinge parque com maior concentração de onças-pintadas no mundo

por: Nathalia Bignon


(Foto: Ailton Lara)

O fogo que queima o Pantanal brasileiro alcançou o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na região de Porto Jofre, na cidade de Poconé (MT), a 102 km de Cuiabá. Segundo o governo do Estado, o local é conhecido por abrigar a maior concentração de onças-pintadas do mundo.

incêndio, que começou há semanas, vem sendo combatido por funcionários de pousadas e moradores locais. A estimativa é que 12% do Pantanal mato-grossense já tenha queimado. A área, de 19 mil km², equivale a 12 vezes a área da cidade de São Paulo. De acordo com perícias recentes, o incêndio é resultado da ação humana.

No mês passado, uma onça invadiu várias casas de moradores do Pantanal depois das queimadas avançarem pela região. Ela foi resgatada e transferida para o Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (NEX), em Corumbá de Goiás, na região nordeste do estado.

Na manhã desta terça-feira (8), o Corpo de Bombeiros Militar reforçou o combate ao incêndio com mais duas equipes. Outros 46 bombeiros já estão diretamente empregados no combate aos focos de calor na região do Pantanal.

Leia também: ?Muitos temem que Bolsonaro leve o Brasil à ruína ambiental?, diz The Guardian

Também têm sido priorizadas a proteção de regiões de pousadas, fazendas, a região Norte do Parque Encontro das Águas, e a proteção das mais de 140 pontes presentes na Transpantaneira, explica o tenente coronel bombeiro militar Dércio Santos da Silva, coordenador do Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional de MT (Ciman-MT).

Para a proteção das pontes de madeira da Transpantaneira, foi enviado um veículo especializado para atuar nas cabeceiras das pontes, evitando que regiões fiquem isoladas. Fazendeiros da região disponibilizaram maquinários, pipas e tratores para emprego no combate e controle do incêndio dentro do Parque Estadual.

O Corpo de Bombeiros resgatou nove pessoas que estavam em risco por conta dos incêndios. A casa de palha que abriga duas mulheres e sete crianças na região ribeirinha de Porto Jofre, em Poconé, foi cercada pelo fogo na última segunda-feira (7). A ação contou com o apoio de militares e brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O parque no Pantanal

O Parque Estadual ?Encontro das Águas? está localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá. A reserva tem 108 mil hectares e é conhecido pela natureza exuberante.

Lá, visitantes podiam observar onças, durante passeios de barco em rios do Pantanal. O melhor período para observar os animais é entre julho e final de setembro, período da seca. Nesses meses, os felinos ficam mais próximas das margens dos rios em busca de água e caça.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: